terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Já é natal! Adoremos!

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."

Isaías 9.6

O nascimento do Senhor Jesus nos presenteou com o suficiente Salvador. Esse é o melhor dos presentes que se pode ganhar. No entanto, nós podemos presentear nossos irmãos perseguidos na noite de Natal.

Lembre-se dos nossos irmãos da Etiópia, que precisam das nossas orações neste Natal.

Ore pelos irmãos na China, que não podem festejar o Natal com descontração, pois são constantemente vigiados.

Muitos cristãos no Iraque fugiram do seu país em busca de segurança e deixaram suas famílias para trás.

Na Índia, as celebrações públicas de Natal foram canceladas e devem ser feitas discretamente.

Para celebrar o Natal com alguma segurança, nossos irmãos da Colômbia terão de despistar os líderes das guerrilhas e celebrar a data em outros lugares.

Cristãos da Nigéria crêem que o Natal é uma oportunidade maravilhosa para se pregar o evangelho. Louve a Deus pela vida deles.

O Maravilhoso Conselheiro, o Deus Forte, o Pai da Eternidade, o Príncipe da Paz tem fortalecido todos os que professam a fé em Cristo. Vamos agradecer pela salvação e nos lembrar dos nossos irmãos que mantém a fé a um preço muito alto.

Feliz Natal!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Sobre Cabo Verde...


No último informe contei do Festival de Musica Gospel que iria acontecer e pedi a oração de vocês. Acredito que Deus estava presente em todo tempo porque ali vimos a Sua mão agindo. O primeiro dia foi na Cidade Velha, logo seguimos para o interior da ilha e em seguida fomos para o outro extremo, Tarrafal. Em todos estes lugares foram feitos evangelismo durante o dia, nos dividimos em grupo, visitamos as famílias daquela região e aproveitamos para fazer o convite da grande noite regada de musica e muita animação.

Me marcou muito o dia em que estávamos no interior da ilha, Pedra Badejo. Eu enfrentava um conflito com Deus e questionava algumas coisas como a falta de água, de condições básicas de higiene, coisa desse tipo.
Na manhã onde nos reunimos para o devocional e preparo para a saída ao evangelismo, Jesus me tocou de forma sobrenatural! Ali eu pude me senti tão cheia de Deus, tão plena da presença do Espírito Santo que podia sentir Deus falando que eu não precisava de nada a não ser da presença Dele em minha vida. Eu não preciso de nada quando eu tenho Jesus por completo em mim. “A Tua graça me basta e a Tua presença é o meu prazer”. E com isso me senti completa. As coisas que me incomodavam antes passaram a ser sem importância pra mim. Glória a Deus que mais uma vez Ele me ensinou que eu não preciso me preocupar, Ele é o dono e Nele tudo encontra um propósito.

Meus últimos dias em Cabo Verde passei em Mindelo, Ilha de São Vicente, terra de Cesária Évora. Ali acontecia a Assembléia Geral, onde se reuniu gente de todas as ilhas, de todas as igrejas do Nazareno de Cabo Verde. Que tempo bom! Poder estar ainda mais perto da cultura, dos costumes, do povo caboverdiano foi de imenso valor pra mim. Tentei aproveitar cada momento.

Fui marcada pelo culto de Missões Nazarenas onde pude ver bem de perto a mobilização em missões nessas ilhas e ainda tive a honra de cantar mais uma vez “Mais que Maravilhoso” com a Debbie, marcada também pelo culto da juventude onde faltou luz e assim podemos ver ainda mais forte a ação do Espírito Santo. A luz voltou e tive mais uma honra de cantar a musica tema do acampamento da juventude (O meu melhor quero te dar, me derramar aos Seus pés...ser Tua imagem e semelhança é o desejo do meu coração...) que aconteceria na semana seguinte à Assembléia. Nestes dias ouvi pregações dos pastores David Araújo, Geraldo Nunes, Jorge de Barros, Jerry Porter que caíram como um bálsamo do Senhor sobre a minha vida! Realmente este foi um grande banquete!

Minha “mãe caboverdiana”, que é a responsável pela Missão Nazarena Internacional em Cabo verde me convidou para ministrar um workshop sobre missões e para mim foi um desafio que confiei nas mãos de Deus para que me ajudasse. O resultado é que foi muito gostoso compartilhar desse assunto que tanto amo.

Na semana seguinte à Assembléia fomos para Paul, Ilha de Santo Antão, onde aconteceria o Acampamento de toda a Juventude Caboverdiana. De São Vicente a Santo Antão fomos de barco, 50 minutos mais ou menos. Uma aventura e tanto pra mim que tinha lá meus receios de andar nesses barcos. Não tenho o que me queixar. A viagem foi linda e muito agradável. Chegamos no porto de Ribeira Grande e ainda tínhamos mais uma viagem até Paul, só que dessa vez em terra firme!

Que lugar encantador! Essa é considerada a ilha mais verde. O acampamento foi em uma escola no meio de montanhas e vales.Uma paisagem linda! Foi um tempo de muito valor pra todos os que estavam lá. Eu posso dizer que não voltei a mesma. Sou uma Esther renovada!
Por dois dias ministrei uma oficina sobre louvor e mais uma vez me senti desafiada com o tema. É muito comum ouvir sobre louvor. Na internet temos várias páginas de pessoas com opiniões diversas sobre o assunto. Me perguntei: Quem sou eu para falar de tal tema? Mas logo o Senhor me disse que não era pra eu me preocupar que era Dele todo o trabalho. Eu sou apenas instrumento que devo deixar ser usada. Ah, como foi gostoso! Que saudade eu tenho desses dias!

Louvor que aprendi em Cabo Verde

Spiritu Santu di Nhor Déz
Spiritu Santu Nha amigo
Ranova nha vida ku unsom
Dam puder na nha corasom
Spiritu Santu, Santu Deus
Mora na nha vida
Bu sta ku nôs
Bu sta lissim
Bu presença
Bu amor
Ka ta kompara ku nôs gratidom
Fica ku nôs
O Santu Spiritu...

Alguém pode me dizer se esse crioulo ta correto?

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Louvor - Acampamento da JNI em Cabo Verde

1- Qual o significado de louvor?

O louvor no Antigo Testamento é basicamente definido por três palavras:

- Barak (bendizer)

- Yadah (dar graças)

- Balal (aleluia – louvai ao Senhor)

2- A quem então devemos louvar?

· Somente ao Senhor nosso Deus

· Não devemos louvar-nos a nós mesmos (2 Coríntios 10:12)

3- Porque devemos louvar?

· Porque Deus é bom (1 Crônicas 16:34)

· Para exaltar o poder de Deus (Salmo 21:13; Salmo 103:1-5)

· Para que os demônios saiam (1 Samuel 16:22-23)

· Para se fazerem conhecidas as obras de Deus (Salmo 105:1-3)

· Para nos apresentarmos ao Senhor (Salmo 100:4)

· Porque Deus habita nos louvores (Salmo 22:3)

4- O que acontece quando louvamos?

· O inferno estremece e os demônios se abalam (1Samuel 16:22-23)

· Nosso coração se enche de alegria (Salmo 100:1-2)

5- Como devemos louvar?

· Voluntariamente (Juízes 5:2)

· Com instrumentos e cânticos (Salmo 33)

· Com palmas e voz de triunfo (Salmo 47:1)

· Louvai com danças (Salmo 150:4)

· Em Ações de Graças (Salmo 147:7)

· Com sacrifícios, que é o fruto dos lábios que confessam o seu nome (Hebreus 13:15)

· No seu santuário (Salmo 150)

· De todo o meu coração (Salmo 9:1-2)

6- Quando devemos louvar?

· A todo tempo (Salmo 34:1)

7- Quem deve louvar?

· Eu e você (Salmo 71:22)

· Os anjos (Salmo 148:2)

· Os astros celestes (Salmo 148:3)

· Tudo o que vive (Salmo 150:6)

8- E se eu e você não quisermos louvar?

As pedras clamarão em nosso lugar (Lucas 19:36-40)




O que é um levita?

Muitas vezes, os ministros de louvor e músicos evangélicos são chamados de "levitas". Tal costume não é muito antigo, mas parece que já está se tornando tradição. No Novo Testamento não temos referência a ministros de louvor nem a instrumentistas na igreja. Jesus disse que o Pai procura adoradores (João 4:24). O ensino apostólico, por sua vez, incentiva todos os cristãos a prestarem culto ao Senhor, com salmos, hinos e cânticos espirituais (Ef 5:18-20; Col 3:16).

De onde então vem o conceito de "levita"? Tomamos por empréstimo de Israel e do Velho Testamento. Originalmente, "levita" significa "descendente de Levi", que era um dos 12 filhos de Jacó. Os levitas começaram a se destacar entre as 12 tribos de Israel por ocasião do episódio do bezerro de ouro. Quando Moisés desceu do monte e viu o povo entregue à idolatria, encheu-se de ira e cobrou um posicionamento dos israelitas. Naquele momento, os descendentes de Levi se manifestaram para servirem somente ao Senhor (Êx 32:26). Daí em diante, os levitas se tornaram ministros de Deus. Dentre eles, alguns eram sacerdotes (família de Aarão) e os outros, seus auxiliares. Embora os sacerdotes fossem levitas, tornou-se habitual separar os dois grupos. Então, muitas das vezes em que se fala sobre os levitas no Velho Testamento, a referência se aplica aos ajudantes dos sacerdotes. Seu serviço era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Números capítulos 3, 4, 8, 18).

Naquele tempo, os levitas não eram responsáveis pela música no tabernáculo. Afinal, não havia uma parte musical no culto estabelecido pela lei de Moisés, embora as orações e sacrifícios incluíssem o sentido de louvor, adoração e ações de graças.

Muito tempo depois, Davi inseriu a música como parte integrante do culto. Afinal, ele era músico e compositor desde a sua juventude (I Sm 16:23). Então, atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical. Em I Crônicas (9:14-33; 23:1-32; 25:1-7), vemos diversas atribuições dos levitas. Havia então entre eles porteiros, guardas, padeiros e também cantores e instrumentistas (II Crônicas 5:13; 34:12).

Considerando o paralelo existente entre Israel e a Igreja de Jesus Cristo, podemos até utilizar o nome "levita", embora não sejamos descendentes de Levi. Mas, se queremos assim considerar, então todos os que servem em qualquer ministério podem ser chamados "levitas". O levita é aquele que executa qualquer serviço ligado ao culto. O levita é simplesmente um servo e não alguém que esteja na igreja para ser alvo da glória humana.

Aqueles levitas, designados por Davi para o louvor, eram liderados por Asafe, Hemã e Jedutum, e tinham a tarefa de PROFETIZAR com harpas, alaúdes e saltérios (I Crônicas 25:1). Nessa época, surgiu a maior parte dos salmos de Israel. Hoje, podemos testificar que aqueles levitas eram mesmo profetas. Por meio deles o Espírito Santo falava ao povo. Além disso, eram mestres no que realizavam (I Cro 25:7). E nós? O que somos? Se quisermos usar o nome de "levitas" precisamos nos dispor para o serviço e para caminhar em direção a um nível de qualidade excelente no ministério.

Anísio Renato de Andrade

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Boletim Informativo 4 - Cabo Verde


Olá gente querida!

Saudades de todos! Espero que estejam bem e felizes com Jesus!

No e-mail anterior contei do Desafio Missionário que teríamos aqui na Igreja. Foram três dias muito gostosos onde pude compartilhar sobre missões em três pilares: Oração, Contribuição e Ir ao campo missionário. Tivemos lutas, mas a nossa vitória foi muito maior! Primeiro porque Deus é quem estava no controle de tudo, segundo porque tivemos vários intercessores conosco na batalha!
A igreja estava cheia em todos os cultos. No primeiro dia a banda do pessoal da MPC, juntamente com a Katiane, fizeram o louvor, foi passado um vídeo sobre missões e o pessoal da coreografia fizeram uma apresentação maravilhosa! Preguei vestida de "badia", a roupa típica das mulheres daqui. No segundo dia tive a honra de cantar com a Deby, uma negra do Brooklin em Nova Iorque que mora aqui há alguns anos e que tem uma voz... Foi muito especial pra mim poder cantar " Mais que maravilhoso" acompanhada de uma voz sem igual! Foi lindo! E ainda preguei de Bubu, aqueles vestidos cumpridos e largos mais comum na África Ocidental. No terceiro e último dia tivemos um grande culto onde Deus me usou para desafiar a igreja no trabalho missionário, sendo benção aqui na cidade de Praia, na ilha de Santiago, em Cabo Verde ou até nos confins da terra! Muitas pessoas foram à frente! Foi um momento lindo!

Agradeço as orações de todos. Esse trabalho sozinha seria impossível!

Umas das lutas foi que minha máquina fotográfia pegou um vírus e perdi todas as fotos desse evento. Fiquei bastante chateada porque tinha tirado mais de 250 fotos de cada detalhe. Acredito que o "ladrão da alegria" queria roubar tamanha festa do meu coração, ainda bem que o dono da minha alegria é Jesus! Estou tentando recuperar algumas fotos com pessoas que estavam lá dando os seus clicks. Espero poder compartilha-las depois.

Fui desafia pelo líder de jovens a falar sobre Quebrantamento Espiritual no discipulado de quarta-feira. Por duas semanas estudamos esse tema e em especial, essa semana foi diferente! Algo novo aconteceu com os jovens. Houve de fato um quebrantamento ali e uma jovem chamada Celi que já frequentava alguns cultos me procurou no final para contar sua história e dizer que ela precisava de Jesus, que ela queria muito que Jesus morasse no coração dela! Que maravilha! Houve festa no céu!

Hoje começa o Festival de Música Gospel que acontece em vários pontos da ilha de Santiago. A abertura será na Cidade Velha, o lugar onde começou a história de Cabo Verde. Conto com a oração de vocês porque o intuito desse festival é EVANGELIZAR! Vou ter a honra de trabalhar com a equipe da MPC nesse projeto. Espero poder voltar com muitas fotos prara poder compartilhar! Minha máquina já está novinha em folha!

Um forte abraço com saudades!

ORE E CONTRIBUA!

BANCO DO BRASIL

Ag:3205-0

Conta Poupança:20.988-0

Variação: 01

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Boletim Informativo 3


Olá amigos!

Grandes coisas o Senhor tem feito por mim e em mim, por isso estou alegre!

Hoje faz 26 dias que estou em terras Cabo-verdianas e a cada dia tenho visto a mão de Deus de forma linda agindo sobre a minha vida.

Aqui, neste país, no dia 15/06 se comemora o dia dos pais. Foi um grande culto de homenagens onde fui convidada para ser a pregadora do dia! Um grande desafio foi pregar para todos aqueles pais e também falar para todas as famílias. Digo que foi uma experiência única, pois ainda não sou casada, então orei para que Deus, somente Ele falasse naquele dia. Foi tremendo!

Tenho participado do discipulado com os jovens nas quartas-feiras onde na igreja temos em média 50 jovens estudando a Palavra. Em pouco tempo já posso ver o crescimento daqueles jovens e a vontade de trabalhar pro Senhor. Já estou até usando algumas expressões em crioulo!

Neste final de semana participei do retiro de casais da igreja num lugar de praias lindas e cristalinas! Como estou me preparando pra casar, o pastor quis que eu fosse para aprender um pouco mais sobre o casamento. O problema é que fiquei com mais saudades do noivo e mais vontade de casar!!! Gostei muito desse momento que tivemos lá. Foi um final de semana revigorador!

No próximo final de semana (27 a 29 de junho), vamos fazer um Desafio Missionário na igreja e vai se chamar:

EIS-ME AQUI, EU VOU!

Trouxe a idéia do que minha igreja do Nazareno em Mesquita fez, mostrei-lhes os DVDs e estão todos empolgados para a realização do evento.

Fizemos cartas para convidar as outras igrejas da região, o grupo de dança está preparando uma coreografia linda tirada do culto de abertura do Congresso de Missões em Mesquita, vamos ornamentar toda a igreja com coisas típicas, cores da bandeira e vou ter o privilégio de pregar com a roupa típica da terra! Isso não é maravilhoso?!

Peço a oração de vocês para que o nosso Desafio Missionário aconteça de forma supreendente e que Deus venha me usar com poder, graça, misericórdia, sabedoria nesses dias.

Peço oração para que não falte luz. A cidade está vivendo alguns problemas de quedas de energia.

É por Ele e para Ele todo o trabalho!

Com amor e saudades,

terça-feira, 10 de junho de 2008

2 Boletim Informativo

Pr. David, Eu e Eunice
Meus pais aqui em Cabo Verde!



Ola amigos,
Ja estou em terras caboverdianas!
As vezes me pergunto se estou acordada ou em um sonho!
Fiz uma otima viagem do Rio a Fortaleza, fiquei no aeroporto algumas horas e depois peguei o voo para Cabo Verde.
Na fila do chek in, eu olhava todos aqueles caboverdianos e nao conseguia me conter! Eu chorava de tanta alegria de estar cada vez mais perto!
No aviao, na metade do caminho fui informada que aquele voo iria para a Ilha do Sal e meu destino nao era aquele. Eu precisava ir pra Ilha de Santiago, onde e a capital. Confesso que fiquei com muito medo por alguns minutos, mas logo me lembrei que era o Senhor quem estava me levando e me guiando debaixo de suas asas. Eu nao precisava ter medo! Comecei a pensar o que eu faria quando chegasse no aeroporto mas fiquei tranquila e ate dormi.
Quando cheguei, havia um pastor daquela ilha me esperando! Gloria a Deus!!! Ele foi avisado do que havia acontecido e foi pro aeroporto me esperar. Fiquei muito feliz porque em tudo posso ver a mao de Deus! Ele me colocou num hotel, pude dormir por umas 3 horinhas e bem cedo o pastor ja estava la para me levar ao aerporto e pegar um voo pra ilha de Santiago. Acredito que Deus fez aquilo de proposito! hehe! Porque nunca fiz uma viagem tao linda como aquela! Voar num aviao pequeno sobre as ilhas de Cabo Verde! E maravilhoso!
Estou hospedada na casa do Superintendente das Igrejas do Nazareno em Cabo Verde e tenho sido tratada como uma rainha! Tenho um quarto lindo e bem grande e uma familia muito acolhedora e carinhosa.
Fui a igreja domingo de manha, mesmo cansada. Aqui e dia das criancas e foi um culto bem animado! Fui apresentada a igreja e dei uma pequena palavra. Ali no pulpito chorei ao ver todas aquelas pessoas que ha muito tempo eu sonhava ver.

Deus e maravilhoso de mais para mim!

A Ele toda honra e toda gloria!

Abracos saudosos!!!

sexta-feira, 30 de maio de 2008

1º Info de Cabo Verde

Queridos,

O Senhor é bom, e grande é a Sua fidelidade! Muitos de vocês já sabem que vou para Cabo Verde na África! Saio do Brasil neste sábado (31/05). Estou muito feliz porque tenho visto a mão de Deus em cada detalhe desta história!

Há 10 anos, num culto de envio missionário na 3ª Presbiteriana de BH, senti Deus falando comigo que um dia me levaria para essa terra! Eu mal sabia onde era este lugar! Nunca tinha visto no mapa! Fiquei muito animada e desde então tenho orado e me preparado pra isso.

No meio de todos estes anos eu desisti várias vezes. É assim que fazemos quando uma promessa de Deus demora a se cumprir, somos fruto de uma geração imediatista. Graças de Deus que é fiel e nos ama tanto, que toda vez que esmorecemos Ele nos faz lembrar colocando o sonho outra vez no nosso coração de uma forma muito especial.

Lá ficarei na capital, Praia, na Ilha de Santiago, trabalhando diretamente com a Igreja do Nazareno. Peço a Deus que me use como instrumento vivo! Quero poder trabalhar bastante!

Durante esse tempo, de quase 3 meses, mandarei notícias e fotos para que você entre nessa junto comigo, vivendo cada emoção!

Conto com a sua oração! Conto com o seu apoio!

Um forte abraço!

domingo, 9 de março de 2008

Aconteceu mesmo!

Essa coisa linda ai de baixo foi quando eu dei uma de professora substituta lá em, Serra/ES.
Tive que documentar!!!!

segunda-feira, 3 de março de 2008

Confissão

Há uma semana tenho me sentindo muito desanimada.
Sabe aquela vontade de não fazer nada, ficar enclausurada dentro de uma conchinha e não sair nunca mais?
Dá uma vontade de chorar por qualquer coisa que acontece. A gente fica sensível, pessimista...
Que sentimento horrível esse!
Não me lembro de ter essas coisas! Sempre fui tão pra cima, tão forte, tão otimista, sempre gostei de estar ativa, viva, trabalhar, estudar, cantar....e agora me vejo aqui, me afogando num ócio sem fim!
Escrevo porque acredito que escrever é bom.
Colocar pra fora os sentimentos.
Confessar!
Tenho meu conceito pra esse ato: Confessar!
Quando confessamos algo, quando expressamos através de palavras os nossos sentimentos, este passa a ser também do outro e assim não sentimos mais todo o peso sozinhos é também do ouvinte, daquele que compartilhamos.
E aqui compartilho a minha dor.
O desânimo, ou a falta de ânimo é como se a pessoa estivesse sem alma. A chama se apagou.
A palavra desanimar vem da negação de "animare", que significa “dar alma”, vida, movimento, coragem, entusiasmo, vivacidade. Com a alma morta. Entregam-se ao conformismo. Instalaram-se no desânimo e como resultado: ficamos tristes, abatidos, deprimidos.
Hoje tive uma boa palavra. Como é bom termos boa palavra! Essa palavra nem sempre é aquela que queremos ouvir. Pode ser uma exortação ou um conforto. Hoje tive o privilégio de ter as duas juntas, numa só conversa e por aquele que vai ser meu marido.
Tenho o coração aberto. Acredito no que sou. No que sou capaz. Acredito no que Deus tem preparado pra mim e quero isso!
Graças à Deus pelo dia de hoje, fortalecida pelo Senhor e encorajada pelo amor da minha vida!

"Aquele que aceita o desânimo está fadado a fracassar e ficar no caminho, perdendo a recompensa eterna que está reservada aos corajosos e aos espiritualmente otimistas." Apocalipse 3: 11-13.

sábado, 1 de março de 2008

Esse é o amor...

Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor
Se não fossem
Ridículas.
Também escrevi em meu
Tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.
As cartas de amor,
Se há amor,
Têm de ser
Ridículas.
Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca
Escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas...

Álvaro de Campos ( heterônimo de Fernando Pessoa ) - 21/10/1935

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Nostalgia...

Dia estranho...
Me veio a tona um sentimento que estava guardado a 7 chaves!
Uma nostalgia....uma saudade sem tamanho daquele tempo... das minhas amigas da adolescência.
Cheguei a pegar a caixa verde, onde eu guardo com carinho todas aquelas cartas. E naquele tempo eram apenas cartas. Li todas elas. Reparei nos detalhes das letras divertidas, dos desenhos legais, da nossa forma de falar...

Fiquei me perguntando:

Como é que chegamos a esse ponto mesmo?!

O bonitinho volta pra casa...

O príncipe Harry da Inglaterra sairá do Afeganistão após o vazamento da notícia de que esteve as últimas dez semanas servindo no Exército britânico naquele país, confirmou nesta sexta-feira (29) o Ministério da Defesa.

Ao falar de sua experiência, o príncipe admitiu que não chegou a tomar banho durante quatro dias.

"Não lavei a roupa por uma semana. É bom ser uma pessoa normal pelo menos uma vez".

Ah...Fala sério....traz aqui que eu lavo procê, coisinha linda!!!hauhauha

Pede pra sair...

Fidel renuncia à presidência de Cuba



Tira essa roupa verde...


Por Pudim de Beterraba

Enterrada!!!!

Quem disse que enterradas são proibidas na Euroliga de basquete?
Nesse jogo entre o CSKA vs Unicaja, está a prova de que são permitidas sim!

Pobre jogador #24. Essa enterrada valeu 3 pontos... no rabo.

Por Pudim de Beterraba