quarta-feira, 18 de julho de 2007

Bem Aventurados

Mt 5:1-12
Lc 6: 20-23
No dicionário, Bem-aventurados quer dizer "muito feliz" e Bem-aventurança, "a felicidade perfeita", "a felicidade que os santos gozam no céu".
Que delicia essa felicidade plena...
Gosto dessa passagem na bíblia e quero dar uma passadinha rápita em cada itenzinho.
Primeiro que o fim de subir o monte seria uma forma de estar a sós com os discípulos e ensina-los, já que na multidão era difícil que isso acontecesse.
  • OS POBRES DE ESPÍRITO: São aqueles que entendem que dependem de outra pessoa para as necessidades da vida espiritual. Is 57:15
  • OS QUE CHORAM: São aqueles que estão convictos do pecado e que lamentam a condição pecaminosa do mundo. Is 61:3, Sl 126:5

"uma coroa ao invés de cinzas. Óleo de alegria ao invés de pranto"

"os que semeiam com lágrimas com canto de alegria colherão"

  • OS HUMILDES: "desprovidos de orgulho". Eram os cristãos que sofriam perseguição e despreso por causa de sua fé. "eles receberam a terra por herança". Os mansos.
  • OS QUE TEM FOME E SEDE DE JUSTIÇA: O conforto nos é dado agora no coração e será manifestado abertamente no mundo vindouro.

Justiça: "virtude moral que leva a dor a cada um aquilo que é seu, ou aquilo que fez jus". "aplicação concreta das leis"

  • OS MISERICORDIOSOS: "os que tem compaixão, dá (ante a misericórdia alheia)."
  • OS PUROS DE CORAÇÃO: Deus quer uma alma pura, o que só é possível com o novo nascimento. entregar sua vida a ele, renovo dentro de nós, Deus um espírito estável. Sl 24:4, 51:10, 73:1
  • OS PACIFICADORES: Existem dois sentidos para pacificadores nesse texto. O 1º são os que efetuam a paz entre Deus e o homem, por meio de Cristo. Falando o evangelho a todos. O 2º é a paz estabelecida entre homem X homem.
  • OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA: O novo testamento sempre apresenta o cristão como alvo de possível perseguição.

Nenhum comentário: