terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Barack Hussein Obama



O 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama, de 47 anos, tomou posse no início da tarde desta terça-feira (20), em Washington DC, em meio a uma multidão de pessoas que viajaram à capital do país para acompanhar o momento histórico.

É a primeira vez que um negro assume o cargo mais importante do Executivo norte-americano.



Ele vai passar a governar sob expectativa e cobrança globais, em meio a uma forte crise financeira e após dois questionáveis mandatos de seu predecessor, o republicano George W. Bush.

Antes mesmo de prestar juramento, ao meio-dia (15h em Brasília) Obama se tornou presidente oficialmente, seguindo o que diz a Constituição do país. Ele prestou juramento às 12h06 locais (15h06 de Brasília) com a mão sobre a mesma Bíblia usada em 1861 por Abraham Lincoln.

Ele repetiu um breve texto previsto na Constituição. "Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente cumprir fielmente as funções de presidente dos Estados Unidos e, na medida de minhas possibilidades, salvaguardar, proteger e defender a Constituição Estados Unidos".

Obama até titubeou durante a leitura do texto e depois sorriu.

Apesar da polêmica em que ateus pediram que não houvesse menções religiosas no juramento, ele incluiu o "so help me God“ (com a ajuda de Deus, em tradução livre), que encerra o juramento desde o século XVIII.

Leia mais no globo.com

Nenhum comentário: