sexta-feira, 17 de abril de 2009

Socorro! Eu também entrei no Twitter!!!

Essa semana me rendi aos pedidos e entrei no tal do Twitter. Navegando pela nel achei esse texto do Marcos Botelho e não podia deixar de posta-lo aqui também. É exatamente como me senti nessa história toda! Ótimo texto Marcão!

Estou com muito medo de hoje ter sido o dia em que me perdi completamente, pois fiz uma conta no twitter!

Você deve estar se perguntando: do que ele está falando? O que fazer uma conta no twitter tem a ver com se perder? Se perder do que?

Bom, cresci ouvindo os adultos falarem mal da nova geração e da pós-modernidade, ouvi tanto que me cansei! Ao sair do seminário tomei uma decisão que iria mudar o destino do meu ministério pra sempre e, por que não dizer, da minha vida!

Resolvi assumir a pós-modernidade como minha época, pois não acredito que cinqüenta anos atrás, na era moderna, fosse um centímetro melhor que hoje. Era apenas diferente, nem melhor e nem pior.

Crescemos ouvindo dos adultos a famosa frase: “Na minha época isso não acontecia, pois bla bla bla...” e de fato não mesmo, mas o que percebi era que quando eles eram jovens ouviam a mesma coisa dos seus pais!

Vejo amigos brigando com o novo estilo de pensar, pregando o passado como se fosse a solução. Acabam gerando um geração alienígena que “tenta” viver isolado de tudo o que acontece em uma utopia retrógada.

Mas nunca quis viver a pós-modernidade acriticamente, simplesmente mergulhar de cabeça. Quero vive-la e aproveitá-la, pois é a era em que nasci, mas quero transformá-la também.

Por isso, decidi não só fazer peças de teatro, mas gravá-las e colocar na net. Não só pregar, mas postar em blogs. Não só ler, mas assistir. Não só escrever, mas responder e interagir.

Logo que fiz o blog, vim com a cabeça acadêmica de defender tese e fazer citações. Logo comecei a ver que ou eu me adaptava a esta nova mídia ou não iria atingir o meu objetivo de comunicar. Foi quando comecei a investir no visual do blog, a não passar de 1600 caracteres, a colocar vídeos, etc.

Twitter é uma espécie de blog, mas que você pode escrever no máximo uma linha por postagem (140 caracteres), um torpedo de celular, e que teoricamente postaria muito mais vezes no dia que um blog. Uma central de noticias suas 24h.

É aí que acho que me perdi. Até quando posso jogar este jogo com a minha geração? Será que não estou perdendo os valores e estou colaborando para criar uma geração imediatista, rasa em seus pensamentos e argumentos e preguiçosa? Ou será que estou ficando velho e não estou conseguindo acompanhar as mudanças de uma era rápida, precisa e direta?

Não sei se algum dia vou postar algo lá na minha conta do twitter, só sei que sinto que está na hora de parar e repensar até que ponto posso continuar mergulhando nesta água corrente sem que eu morra afogado!

www.twitter.com/marcosbotelho

Fonte: Marcos Botelho do JV

Nenhum comentário: