segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sobre o calo e minha fugida pra cantar

Nesse domingo (13/02) ousei cantar com a Cleude, que por sinal é dona de uma voz lindíssima!

Ano passado, por conta de dar muitas aulas, desenvolvi um calo nas pregas vocais e isso me deixou muito triste... :(

Ainda não tive condições $ pra tratar. Mas tenho poupado a voz e seguido os conselhos da minha prima que é otorrino e tem cuidado de mim.

Tá certo que minha extensão vocal caiu bastante, mas isso não impede que eu fique feliz e realizada quando canto.

Dá uma olhadinha na minha fugida desobediente de cantar com calo! hehe! (deveria estar em repouso vocal)



Calo - O que são? 
Um espessamento em determinado ponto das cordas vocais causando, na maioria das vezes, irregularidade nas suas laterais.

Causas: Apesar de ainda não estar esclarecido por que algumas pessoas, em condições semelhantes, desenvolvem e outras não, é certo que os calos surgem pelo uso inadequado da voz. Quando respiramos, as cordas vocais se afastam e, quando falamos, se aproximam. O impacto de uma prega na outra e gera os nódulos. 

Consequências:
  • Disfonia (rouquidão) prolongada;
  • Dor e sensação de fadiga na região da garganta;
  • A voz começa a sumir depois de algum tempo falando;
  • A pessoa não chega a perder totalmente a voz.
 

Um comentário:

Ana Luísa disse...

Ei esther! Voltou com o blog! Que bom!!!
Assisti o vídeo... Que lindo que ficou!!
Os apreciadores da boa música merecem umas fugidinhas suas pra cantar! hehehe
E a faculdade?? tah toda animada né?! Depois vamos papear!!!
bjooo!