terça-feira, 15 de março de 2011

Lançada campanha que estimula as pessoas a “viver sem religião”



A organização ateísta Center for Inquiry (CFI) lançou uma campanha publicitária nos Estados Unidos com a mensagem de que é possível viver uma vida plena sem Deus. Seus anúncios e cartazes afirmam: “Não precisamos de Deus para ter esperança, ser carinhosos, amar e viver”.

A CFI define-se como uma organização sem fins lucrativos “que visa promover uma sociedade secular, baseada na ciência, na razão, na liberdade de pesquisa e nos valores humanistas”.

A primeira cidade a receber essa campanha foi a capital americana, Washington, DC. Desde a primeira semana de março, os anúncios estão espalhados por ônibus e estações de metrô. Além da capital, o grupo também teve iniciativa parecida em Houston (Texas) e Indianápolis (Indiana). Um site traz mais informações: livingwithoutreligion.org

Presidente e executivo da CFI, Ronald A. Lindsay afirmou: “O objetivo dessa campanha é para desfazer alguns mitos sobre as pessoas não-religiosas. Um deles é que a pessoa sem religião vive uma vida vazia, sem sentido, egoísta e centrada em si. Isso não é apenas falso, mas ridículo. Infelizmente, muitas pessoas aceitam esse mito porque foi isso o que ouviram falar sobre os não-crentes”.

O site da campanha apresenta dados atuais sobre os americanos sem religião. Cerca de 16% não têm afiliação religiosa, segundo o American Religious Identification Survey (IRA), e cerca de 10% rejeitam a crença em Deus, segundo o Fórum Pew sobre Religião e Vida Pública. A argumentação do CFI vai mais longe:

“Acreditamos que qualquer um pode encontrar o significado de uma vida centrada no que é humano – e focalizada no aqui e agora, em vez de pensar só em um possível futuro. Algumas pessoas se separaram intelectualmente das crenças tradicionais em Deus, mas hesitam abdicar da sua fé por medo de ver a vida sem as crenças e práticas que sempre lhes deram algum conforto. Convidamos todos a considerar quantas pessoas já descobriram que viver sem religião oferece igualmente um alicerce para uma vida rica, gratificante e plena”.

Lindsay completa: “Quase todo o mundo conhece alguém que não é religioso, estejam eles conscientes disso ou não. Estamos entre seus amigos, vizinhos e colegas, e temos esperanças e preocupações semelhantes. Não há lugar para o preconceito contra os não-crentes no século XXI”.

Agência Pavanews, com informações de Cristianos.com e CFI.

#Via PavaBlog

Nenhum comentário: