quinta-feira, 27 de maio de 2010

SOMOS DE DEUS

(Adaptado – Revista Ultimato Jan/Fev 2010 – PR Ricardo Barbosa)

Romanos 8.31,32 “Que diremos, pois, á vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?"

Vivemos um tempo em que é muito fácil perder o equilíbrio emocional e espiritual. Uma dificuldade que muitos cristãos enfrentam é aceitar a realidade e responder a ela apropriadamente. Nossas reações emocionais emergem da forma como pensamos sobre a vida e os acontecimentos. Não são as realidades externas que nos perturbam, mas o julgamento que fazemos sobre elas. Sobre tudo, a forma como cremos que Deus participa delas.

Paulo escrevendo aos Romanos apresenta quatro perguntas retóricas que nos ajudam a construir uma estrutura espiritual capaz de produzir em nós sentimentos e atitudes verdadeiros diante das diferentes situações e experiências. Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho... não nos dará com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? Quem nos separará do amor de Cristo?

Seja qual for o problema, o que estabiliza nossas emoções é a verdade de que “Deus é por nós”. O Deus criador de todas as coisas, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, é por nós.

Nossas respostas aos fatos não são determinadas pelos problemas, mas pelo julgamento que fazemos deles. Se julgarmos que uma provação tem o poder de nos afastar do amor de Deus, certamente nos afastará.

Fazer as perguntas que Paulo apresenta no texto acima não muda as circunstâncias, mas muda a forma como as vemos ou julgamos. Ao fazê-las, adquirimos uma perspectiva correta e amadurecemos nossos sentimentos.

Que Deus nos abençoe,

Pr. Luiz Fernando

Nenhum comentário: